A proposta do presente blog é criar um espaço de fomento à discussão acerca do conservadorismo. Não se trata, alerte-se desde logo, de fazer apologia ao conservadorismo. Tampouco de rejeitá-lo. O escopo do blog é apresentar o pensamento conservador de forma sistêmica e concatenada, de modo a identificar elementos essenciais e duradouros, se é que existem, dessa particular tradição. Cuida-se, portanto, de traçar um quadro mais amplo do fenômeno, em que possam ser articuladas diversas posições açambarcadas pela rubrica genérica do conservadorismo. Nesse sentido, tentaremos elencar características substanciais do pensamento conservador, em lugar de uma mera classificação formal (ie. de simples manutenção do status quo vigente numa dada sociedade historicamente localizada, em oposição, grosso modo, ao progressismo).
O empreendimento pressupõe o estudo tanto de autores assumidamente de direita como autores que, embora sejam considerados, tradicionalmente, como representantes da esquerda, possam revelar, numa análise mais profunda, traços comuns ao conservadorismo de direita. Também serão abordados autores do denominado “tradicionalismo”, cuja classificação na tipologia reducionista esquerda/direita é problema, no mínimo, de difícil solução. Em suma, o objetivo do grupo é estudar o conservadorismo em sentido lato, o que pode incluir pensadores filiados tanto à direita como à esquerda do espectro político convencional. Identificar os pontos de contato entre pensadores historicamente separados pela Ciência Política mainstream em tradições diversas (muitas vezes até antagônicas) é, talvez, a meta mais ambiciosa do grupo. Um exemplo prático dessa possível aproximação teórica já é notado no surgimento da corrente política conhecida como Third Position.
Discussões políticas reais, atinentes à realpolitik, somente serão abordadas marginalmente, porquanto a orientação do blog é assumidamente acadêmica e teórica.
As postagens serão o resultado condensado dos estudos e das discussões levadas a cabo pelo grupo. Os autores das postagens estarão nominalmente identificados e não deverá ser incomum a eclosão de divergências entre os próprios membros do blog. O grupo terá como proposta estudar um texto ou livro de um pensador específico e as conclusões serão publicadas, periodicamente, no blog. Os livros e textos objetos de exame serão anunciados sempre com antecedência. Em razão do formato da mídia, as postagens deverão obedecer, em princípio, a uma periodicidade semanal, sempre nas segundas-feiras. Dada a complexidade dos assuntos constantes dos textos e dos livros abordados, deverá ser de praxe a publicação das conclusões do grupo em etapas e não em um só bloco, de sorte a facilitar, inclusive, a leitura por parte do visitante. Os livros e textos examinados serão primeiramente resumidos e, em seguida, serão plasmadas as críticas e as impressões dos membros do grupo, sempre com a identificação nominal da autoria das opiniões expostas.
Será muito bem-vinda a participação dos leitores, aos quais concitamos que deixem suas mensagens, sejam a veicularem críticas, elogios ou sugestões. A discussão livre, séria e conscienciosa de idéias é nossa proposta primordial.
Da equipe editorial,
S.R. Kneipp
Uriel Irigaray
Antonio Vargas
S.R. Kneipp
Formado em Direito e em Filosofia pela Universidade de Brasília, escritor e mestrando do curso de pós-gradução de Teoria Literária e Literaturas na mesma universidade, atua profissionalmente na área jurídica. Social-democrata não marxista (ex-simpatizante do PCB), ateu/agnóstico, mas não anti-religioso.
Uriel Irigaray
Formado em Letras com interesse em mitologia e religião. Tradutor e servidor público. Ex-ateu, pró-cristão sem filiação religiosa e pró-conservador interessado em liberalismo, paleo-conservadorismo, libertarianism etc.
Antonio Vargas
Formado em Filosofia pela Universidade de Brasília e com futuro acadêmico incerto no momento. Mantém o blog http://hegelasaboy.wordpress.com/, onde vez ou outra publica idéias filosóficas. Conservador (anti-revolucionário), cristão, mas não anti-moderno.
terça-feira, 2 de setembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Parabéns pela iniciativa! Gostei da idéia.
É impressão minha ou o fato de até o momento existirem exatos 9 comentários apenas no blogue de vcs indica que, respectivamente na melhor e na pior das hipóteses, tendo se tornado de uns bons anos para cá um chato de galochas rematado ou um lunático total e incurável, que se ocupa em denunciar conspirações satano-comuno-gayzistas-islâmicas-obamistícas medonhas mas que infelizmente só ele vê, ninguém mais, ninguém menos que o próprio OdeC contribuiu para matar no berço o sensacional projeto de vcs três, hein?
Se foi isso mesmo que ocorreu, é uma pena....
Postar um comentário